quinta-feira, 11 de maio de 2017

ARBOVIROSES: ELAS VIVEM ENTRE NÓS

Arbovisores são doenças transmitidas por artrópodes, dentre eles estão o mosquito e a pulga. A Dengue, a Zika, a Chikungunya e a Febre Amarela são exemplos de arboviroses. Nesse verão a atenção estava voltada para novos surtos dessas doenças causando grande preocupação em autoridades e na população em geral.

A Febre Amarela é uma velha conhecida. O atual surto, por enquanto, se limita aos ambientes rurais, a exemplo de regiões mineiras, e tem como vetor os mosquitos Sabethes e Haemagogus. Depois de mortes confirmadas em Casemiro de Abreu, o Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou que garantirá a vacinação para toda a população.

Já a Dengue, que foi considerada erradicada na década de 60, se alastra pelo globo novamente a partir da década de 70. Seu ressurgimento pode estar associado com o processo de globalização e o crescimento da indústria automobilística, que destina resíduos do seu processo produtivo (como pneus), potenciais criadouros, para várias regiões do mundo.

A associação do vírus Zika com a microcefalia também não é recente. Ela existe desde a década de 60. O vetor da Zika, assim como da Chikungunya e da Dengue, é o Aedes Aegipti. O atual surto de casos de microcefalia pode gerar uma geração de crianças com comprometimentos diferenciados. Será que estamos preparados para recebe-los?

As arboviroses acompanham – nos já a bastante tempo. Ao longo da história, iniciativas foram tomadas a fim de que elas fossem erradicadas. As brigadas organizadas por Oswaldo Cruz no início do século XX foi a primeira campanha sanitária o que, por outro lado, gerou revoltas populares. Fica claro que a erradicação dessas doenças é um horizonte quase inalcançável.

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, o saneamento básico e o status social são macrodeterminantes para o aparecimento dessas doenças. Sem ignorar o fato de que é de vital importância as ações individuais de limpeza dos criadouros domésticos (caixas – d’água e vasos de planta, por exemplo), contudo o baixo nível de saneamento básico, a situação socio-econômica e os ataques ao SUS também são desafios de mesmo peso que devem ser enfrentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário